top of page

Mantenha-se atualizado com nosso blog, que traz dicas, artigos, notícias e muito mais sobre massagens!

Logo Recreio Massagens .png

Porque Massagem faz tão bem?

Atualizado: 20 de mai. de 2022

Parte dos clientes e até mesmo profissionais de saúde vê a massagem com ceticismo, porém, não faltam relatos sobre os benefícios e a eficácia da técnica. Centenas de estudos científicos já comprovaram os benefícios da massagem terapêutica para a saúde em geral o que não deixa dúvidas que uma boa massagem faz muito mais do que apenas relaxar os músculos. Buscamos alguns desses estudos e listamos aqui um resumo com 5 deles para você conferir.


Massoterapeuta com jaleco branco
a massagem e seus benefícios comprovados pela ciência

Alivia o estresse pós-traumático


O estudo publicado no “Journal of Applied Developmental Psychology”, em 1996, mostrou que a terapia da massagem reduziu a ansiedade, a depressão e os níveis dos hormônios de cortisol em crianças que sobreviveram ao furacão Andrew (Flórida, Estados Unidos). Além disso, seus desenhos tornaram-se menos depressivos.



A massagem melhora a diabetes


No estudo “Massage therapy lowers blood glucose levels in children with Diabetes” (1997), pesquisadores observaram durante um mês pais que realizavam massagem nos filhos diabéticos. Os resultados mostraram que o nível de glicose nas crianças diminuiu até a faixa considerada normal e o cumprimento da dieta alimentar destas crianças melhorou bastante. A ansiedade, tanto dos pais como dos filhos, diminuiu.


Sinais de depressão
pessoas submetidas a massagem ficam menos ansiosas e depressivas

Combate à depressão


No estudo de Field, Grizzle, Scafidi e Schanberg («Massage therapy for infants of depressed mothers », 1996), mães adolescentes depressivas que receberam massagens e outras que receberam terapia de relaxamento apresentaram um estado menos depressivo e revelaram menor ansiedade. Isto foi informado por ambos os grupos nos relatórios pessoais e tais características foram também observadas pelos investigadores.




Além disso, os níveis de cortisol em ambos os grupos diminuíram e os níveis de serotonina aumentaram, indicando que os grupos estavam menos estressados e em estado menos depressivo.


Outro estudo de 2007 (“The efficacy of Slow Stroke Massage in depression“) conclui que a Massagem de Toque Suave (Slow Stroke Massage) pode ser utilizada de forma eficaz e certa, como uma estratégia terapêutica complementar em pacientes com depressão.


A massagem aumenta a disposição

O estudo “The relationship of massage and exercise to mood enhancement” de Weinberg & Kolodny (1988) investigou a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição. Os pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se consistentemente com o aumento do humor positivo e com o bem-estar psicológico.

Melhora do sistema imunológico

Estudantes de medicina na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey que foram massageados antes de um exame apresentaram uma redução significativa no nível de ansiedade e no ritmo da respiração, bem como um significativo aumento de células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim melhoras no sistema imunológico.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logotipo Recreio Massagens
bottom of page